Bullying, o que é?
O bullying é uma agressão repetida a uma vítima. Abusar, intimidar ou praticar atos de violência é o que melhor descreve esta ação.
Podendo ser praticado na rua, escola ou até mesmo em casa, o importante é os pais estarem atentos a estas manifestações e procurar ajuda junto de profissionais.
Como trabalhar o bullying num processo de Coaching Infantil?
Num processo de Coaching Infantil, trabalha-se tanto com a criança que é vítima de bullying como a agressora, que muitas vezes demonstra um sofrimento profundo.
Durante as sessões de coaching, com crianças dos 6 aos 10 anos, as situações de bullying são as que mais gosto de trabalhar. Quando pergunto: “Sabes o que é bullying?” a resposta é sempre “sim”.
A criança agressora tende a acreditar que as suas ações são apenas provocações sem consequências maiores e a criança vítima tende a forçar-se a não dar importância ao que sente, por medo ou vergonha.
Como são caracterizadas as crianças agressoras e vítimas?
A criança agressora é vista como a “violenta”, “malcomportada”, “sem maneiras”, “culpada”, “sem sentimentos”, “má”, “perversa”, “sádica”, “cínica” etc. Já a criança vítima é a “indefesa”, “desprotegida”, “incapaz”, “fraca”, “coitadinha” e “inocente”.
Todos estes nomes que são verbalizados não favorecem em nada a resolução do problema. As crianças acabam por assumir estes nomes que lhes são atribuídos. A criança agressora acredita ser a má da fita e a criança vítima acredita ser a indefesa.
Não rotular e não julgar é o ponto de partida e a base do Coaching Infantil em casos de bullying.
Qual o papel do Coach Infantil?
- Acolher as crianças de igual forma.
- Compreender o que motiva estas ações ou não-ações.
- Identificar o sofrimento ou a carência que são partilhados em ambas as crianças (agressoras e vítimas).
- Consciencializar os pais para estes comportamentos.
A criança agressora
Para a criança agressora, a prática de bullying é muitas vezes um mecanismo de defesa e uma tentativa de suprimir carências e necessidades, tais como:
- Baixa autoestima,
- Falta de confiança,
- Medos e insegurança,
- Carência de afeto,
- Ausência de elogio,
- Valorização de si próprio.
Para crianças que praticam bullying, o processo de Coaching Infantil centra-se no autoconhecimento: levar a criança a identificar aquilo que sente, quais as suas verdadeiras emoções e motivações.
Há também um grande trabalho focado na empatia: levar a criança a perceber quais os sentimentos dos outros, a compreender as consequências e o impacto das suas ações, a responsabilizar-se pelas suas escolhas e a adotar formas de comportamento mais saudáveis para si e para os outros.
A criança vítima
O desconforto em que vivem acaba por ser silencioso e pesado. Acreditam que a culpa é sua e acabam por viver num sofrimento oculto, com medo ou vergonha de denunciar a situação e de virem a sofrer represálias maiores.
O trabalho realizado com estas crianças, num processo de Coaching Infantil, consiste em:
- Dotar a criança de estratégias de ação e de comunicação face ao agressor
- Identificar os adultos a quem recorrer, saber pedir ajuda quando necessário e sem reservas, saber posicionar-se em vez de ficar refém da situação.
Numa sessão de Coaching Infantil o ideal seria trabalhar com as duas crianças em simultâneo: a vítima e a agressora. Os resultados seriam rapidamente visíveis.
Recomendações:
Estejam atentos! O bullying apresenta-se de várias formas:
- Físico: violência ou agressão física sobre o corpo de outrem
- Psicológico: insultos, ameaças, pressão, manipulação
- Homofóbico: descriminação de crianças e jovens homossexuais
- Cyberbullying: divulgação de imagens ou vídeos na internet sem o consentimento da vítima e publicação online de comentários ofensivos sobre determinada pessoa.
O meu conselho para pais, educadores, professores ou animadores é que estejam atentos à forma como os vossos filhos e crianças em geral se relacionam. Às suas atitudes e expressões. O bullying existe em todas as classes e faixas etárias!
Estejam informados e prontos para atuar quando for caso disso!
Marque já uma sessão e saiba como o Coaching Infantil pode melhorar o comportamento do seu filho em situações de bullying. Envie mensagem para agendar aqui.